Saúde do trabalhador x Home Office

Já parou para pensar como está a saúde mental no atual contexto em que vivemos? Já refletiu se os pensamentos, ideias e sentimentos estão em harmonia? E como está sua saúde mental relacionado ao ambiente de trabalho?

A OMS define saúde mental como “um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, podendo lidar com os estresses cotidianos, podendo trabalhar produtivamente e sendo capaz de contribuir para sua comunidade”. Estar bem fisicamente é também entender quando o seu corpo necessita de descanso para que não adoeça, é necessário o cuidado de si, e em casos de bem-estar em relação ao ambiente de trabalho, é saber ter um bom convívio, uma boa comunicação, saber dividir as tarefas, etc.

A pandemia do Covid-19 impactou de diversas formas os trabalhadores no mundo todo, fazendo com que alguns profissionais precisassem se reajustar a uma nova forma de trabalho, a de exercer suas funções em home office. No cenário atual, as tecnologias vem sendo cruciais para o desempenho do trabalho, pois é assim que muitos profissionais ainda estão se comunicando dentro das empresas e fazendo seus trabalhos. O home office vem fazendo com que muitos trabalhadores aprendam a diferenciar o ambiente de trabalho com o familiar, pois agora os dois dividem o mesmo espaço, o que pode ser um grande causador de estresse, adoecimento, burnout ou ansiedade.

          Para os profissionais que ainda estão em home office, é preciso estabelecer as responsabilidades diante do fornecimento dos recursos de infraestrutura, estabelecer o que é empresa e o que é família, estabelecer limite de trabalho, pois muitas vezes no conforto de sua casa é difícil entender quando inicia ou termina o expediente de trabalho. Todos esses fatores implicam na saúde mental do trabalhador, onde precisa saber quando desligar das atividades, precisa entender as suas limitações e esvaziar a mente.

O trabalho já ocupa um grande lugar na vida do sujeito, podendo determinar a forma que o mesmo interage com o mundo, ou seja, seus projetos, suas relações, sua linguagem. O ambiente de trabalho exige do sujeito adaptação com relação aos horários, os quais muitas vezes definem quais serão as demais atividades do dia. O trabalho estabelece então, desde os horários até as vestimentas do sujeito, cobrando o uniforme, ou não, é ele quem estabelece as regras (CODO, 2007).

Sem categoria