Orientação Profissional: Desafios da escolha profissional no Ensino Médio.

A orientação profissional vem sendo um espaço de autoconhecimento e reflexão para jovens e adultos acerca do futuro profissional. Inicialmente a orientação profissional se estabeleceu como atividade educacional para classes menos favorecidas, mas logo passou a se tornar uma atividade a ser oferecida em todas as escolas. A orientação profissional desde então vem sendo fundamental na orientação de alunos do ensino médio, pois é na adolescência que ocorrem transições que afetam o desenvolvimento do ser humano, período em que o indivíduo se depara com escolhas, escolhas essas que definirão seu futuro, tanto pessoal, quanto profissional. O processo de escolha da profissão deve se considerar as motivações e necessidades do indivíduo. O indivíduo, ao necessitar de algo, leva em conta os fatores históricos, sociais e políticos que vivenciou, e mesmo sem saber, são estes fatores que irão definir suas motivações e desejos.

No ensino médio, o adolescente se depara com várias pressões, pois neste momento ele está entrando na fase adulta, os pais influenciam na escolha profissional, os colegas muitas vezes já sabem a profissão e a tensão de estar terminando a escola e estar entrando na vida adulta remete a vários sentimentos. A fase do ensino médio, é a fase da escolha, escolha de uma profissão, e é nesse momento em que o adolescente enxerga a maneira em que vê o mundo, como ele se vê, e as informações que têm acerca das profissões que o meio social lhe oferece. Na rede pública de ensino, é onde há maior dificuldade para esses jovens saírem com a decisão profissional estabelecida, pois muitas escolas não disponibilizam meios de orientar e auxiliar seus estudantes em sua escolha profissional. Podemos observar que em escolas públicas o auxílio para a orientação profissional é inexistente, e muitas vezes não é fornecido aos adolescentes e jovens explicações e treinamentos básicos. Muitos jovens terminam o ensino médio e não ingressam na vida profissional ou muitas vezes escolhem um emprego, mas sem pensar no futuro, o que muitas vezes afeta sua saúde física e mental.

A orientação profissional pode auxiliar o adolescente a realizar uma escolha mais esclarecida se reconhecer as influências que sofre, que estão relacionadas ao ambiente em que ele se desenvolveu: a família, a escola, o meio social e econômico, a religião e mesmo as questões psicológicas. Ou seja, a orientação profissional deve proporcionar ao jovem um momento de reflexão, especialmente acerca do que está por trás da sua escolha.

A orientação profissional baseia-se na aplicação de testes de habilidades e interesses dos alunos, e com o resultado auxilia na escolha do aluno a analisar as melhores opções de cursos e profissões. E, nós da Citânia Consultoria, com especialização em Orientação Profissional e Avaliação Psicológica, podemos auxiliar no processo da busca profissional.

Se você possui dúvidas sobre seu futuro profissional, entre em contato conosco que podemos te auxiliar nesta importante escolha.

Sem categoria

Deixe um comentário

Erro › WordPress