Como se Qualificar Profissionalmente na Quarentena.

A pandemia do Covid-19 tem deixado muitos trabalhadores inseguros sobre as condições empregatícias e situação socioeconômica. De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OMT), fatores instáveis no corte de salários, redução no quadro de funcionários e até a própria conquista de um novo emprego, têm causado nas pessoas impacto profundo mundialmente. O paradoxo entre “ficar em casa” para o fim da pandemia e as dificuldades ocasionadas pela perda de rendimentos neste período, está tirando o sono de muitos, isso porque o principal obstáculo é o desemprego.

Conforme o período da quarentena vai se estendendo, talvez você se pergunte se ainda terá um emprego quando for finalmente liberado para retornar à “normalidade”. Seja pelo sim ou pelo não, aproveitar o confinamento para se qualificar só irá trazer benefícios e agregar valor à sua trajetória profissional: você inicia a próxima etapa com mais conhecimento na área ou se prepara ainda mais para as próximas entrevistas de emprego.

A qualificação profissional é importante para adquirir conhecimentos e habilidades, sendo uma possibilidade para que novas portas se abram e para que as empresas reconheçam o diferencial do profissional. Além de desenvolver as aptidões, investir em certificação de qualidade também contribui com o desenvolvimento pessoal e para adquirir conhecimento teórico e prático sobre o mercado ou uma área específica, geralmente realizada por meio de cursos, treinamentos, workshops e palestras.

Devido ao grande avanço das tecnologias na atualidade, aqueles que querem se qualificar profissionalmente possuem, disponíveis na internet, uma diversidade de cursos online e gratuitos. Ou seja, com o mundo em quarentena, a educação corporativa online, o estudo e a leitura acabam se tornando as opções mais viáveis para o momento. Seja qual for o método escolhido, na hora de procurar o curso ideal, é necessário pensar no tipo de conhecimento que você está buscando, tendo a finalidade de:

  • Ampliar e expandir os conhecimentos e habilidades, desenvolvendo novas competências;
  • Atualizar e complementar os conhecimentos que você já tem;
  • Reinventar e buscar novas áreas de atuação.

Portanto, este é o momento de refletir sobre a sua trajetória até aqui, buscar o autoconhecimento e ser o diferencial que a empresa precisa e/ou procura. Aproveite para tornar este momento difícil em algo benéfico para você. Vislumbre novas oportunidades e usufrua deste caminho para alcançar o crescimento (pessoal e profissional).

Sem categoria

Deixe uma resposta