Para que serve a Orientação Vocacional?

A escolha de uma profissão é um momento carregado de dúvidas e incertezas, mas diversos fatores e quesitos deverão ser levados em consideração. Sendo a profissão um dos papéis mais significativos e importantes do indivíduo no grupo social, esta etapa da escolha envolve reflexão, autoconhecimento e equilíbrio, pois além do desejo de escolher o que se quer fazer, deve se considerar aquilo que o individuo almeja ser.

Atualmente, muitos preferem uma profissão que lhes proporcionem ganhos altos e imediatos, ou que lhes ofereça prestígio social. Ganhar bem, em geral, não é característica desta ou daquela profissão, mas do profissional eficiente. Tanto o salário quanto o prestígio são conquistados pela competência em qualquer atividade profissional.

Assim, o trabalho de Orientação Vocacional busca, através de técnicas e instrumentos psicológicos, auxiliar o orientando para que este faça escolhas conscientes, autônomas e assertivas a respeito da sua profissão. Então, visando uma orientação vocacional contextualizada, é essencial que o orientando busque o autoconhecimento partindo da realidade que vive (social, regional, étnica, educacional e de gênero), para que, assim, a profissão seja uma escolha baseada em suas aptidões, áreas de interesses e potencialidades.

 

Se, no momento, você está indeciso sobre qual área profissional seguir, entre em contato conosco.

Sem categoria

Deixe um comentário

Erro › WordPress