Como Fazer um Currículo

Esta pode ser a peça chave que falta para você conseguir um emprego!

Segundo o site Guia e Carreira, “o currículo é o primeiro contato entre o candidato e o empregador. É ele que vai determinar se o profissional será chamado para uma entrevista ou processo seletivo. Por isso, causar uma boa impressão é fundamental, pois um recrutador normalmente leva menos de um minuto para avaliar um currículo”.

Apresentação: Folha branca, texto impresso em preto, tamanho 10 a 12 e em uma fonte clássica e (ex: “Times New Roman”, “Arial” e “Verdana”).

ATENÇÃO:

O ideal é que o currículo tenha 1 ou 2 páginas;
Cuidado com o Português
Evite anexar cartas de referência;

QUAL O CONTEÚDO DO CURRÍCULO? Distribua o conteúdo do currículo em tópicos destacados, seguindo esta ordem:

1. Dados Pessoais: nome completo/ endereço/ estado civil/ data de nascimento/ e-mail/ telefone.

2. Objetivo: seja direto e escreva qual a sua área de interesse.

3. Formação: Descreva os cursos que você fez começando pelo mais recente até o mais antigo. Coloque o nome da instituição e o ano de conclusão. Se você ainda estiver estudando, pode colocar a palavra “cursando”.

4. Qualificações: Descreva, de forma reduzida, algumas de suas qualificações, habilidades e conhecimentos adquiridos em suas experiências anteriores.

Evite colocar características muito pessoais e subjetivas como: “simpático” ou “comprometido”. Este tipo de informação será de julgamento do avaliador no momento da entrevista.

5. Atividades Profissionais: Listar suas experiências profissionais sempre da mais recente para a mais antiga. Comece escrevendo o NOME DA EMPRESA, CARGO e PERÍODO TRABALHADO (mês e ano de início e término). Em seguida, coloque uma pequena descrição da atividade executada

6. Cursos complementares: Cursos extracurriculares (de curta duração), experiência internacional ou intercâmbio, workshops ou palestras que tenham relevância para sua área de interesse.

Boa sorte!

Sem categoria

Deixe uma resposta